Perfis de Investimentos

 

O QUE É


Os Participantes do Plano TelemarPrev que aderiram ao Plano a partir de 02/09/2008, assim como todos os novos Participantes que venham a ingressar no Plano, poderão optar por um dos três perfis de investimento oferecidos pela Fundação Atlântico, ou seja, escolher como você quer que o seu dinheiro seja aplicado.

 

Os Perfis de Investimento têm diferentes níveis de exposição a risco: Conservador, Moderado e Arrojado, e são diferenciados em razão, especialmente, da faixa de aplicação direta em Renda Variável.


Nós desenvolvemos especialmente para você um Questionário de Análise do Perfil do Participante, que poderá orientá-lo na sua escolha. Para acessá-lo clique aqui.


Atenção:  O Questionário de Análise do Perfil do Participante foi elaborado a título de apoio, baseado em uma metodologia própria da Fundação e tem caráter meramente ilustrativo, não significando ou induzindo qualquer aconselhamento financeiro genérico ou específico.


NOVAS ADESÕES 


Os novos Participantes deverão escolher o seu Perfil obrigatoriamente na adesão ao Plano em Faça sua Adesão/Como aderir. No Formulário de Adesão, você deverá preencher esse campo para darmos prosseguimento ao seu ingresso no Plano TelemarPrev. 
Você poderá alterar a sua opção anualmente, no mês de outubro.


No combo de documentos, na página Como Aderir, você encontrará também o Regulamento dos Perfis de Investmentos e Perguntas Frequentes.

 

PARTICIPANTES QUE ADERIRAM AO PLANO A PARTIR DE 02/09/2008


QUANDO escolher o seu perfil 


Os Participantes Ativos do TelemarPrev, que aderiram ao Plano a partir de 02/09/2008 também podem optar por um dos perfis de investimento.

A mudança só poderá ser feita anualmente, sempre no mês de outubro.


Atenção: A escolha do Perfil de Investimento não é obrigatória para quem já é Participante. 


Caso o Participante não se manifeste, os recursos serão alocados no perfil conservador, o qual dará continuidade a gestão conservadora sempre praticada pela Fundação antes da implementação dos perfis. 

 

COMO escolher o seu perfil 


A opção pelo Perfil de Investimento é 100% digital. A opção estará disponível na sua área restrita do Portal em Alterações/Alteração Perfil de Investimento, nos períodos determinados pela Fundação Atlântico. Mas se preferir baixar em PDF, clique aqui.

 


CONHEÇA OS PERFIS


O que diferencia os Perfis de Investimento é, especialmente o percentual alocado diretamente em Renda Variável. O Perfil Conservador terá até 5% de investimento direto em Renda Variável, o Perfil Moderado entre 10% a 20% e o Arrojado de 20% a 40%.


Características do investidor:

 

 

 

Qual é a diferença entre Renda Fixa e Renda Variável?


Renda Fixa é um termo que se refere ao investimento que possui regras de remuneração definidas no momento da aplicação no título. Essas regras estipulam o prazo e a forma que a remuneração será calculada e paga ao investidor, ou seja, você tem bastante previsibilidade sobre quanto o seu dinheiro irá render.


Ativos de Renda Variável são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não podem ser dimensionados no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado. O principal exemplo é a Bolsa de Valores. São vários os fatores que influenciam os ativos de renda variável, como a economia do país, a taxa de juros e o cenário político.