San Martin de Los Andes é um vilarejo bem charmoso no noroeste da Patagônia Argentina. Situada a 160 quilômetros de Bariloche, essa vila está rodeada de lagos, vulcões e montanhas com picos nevados. Com tantas belezas naturais, há muito o que fazer em San Martin de Los Andes.
Para Paula, o destino escolhido tinha um principal objetivo. “Esquiar, claro! E de quebra. passeio pela cidade, passeio pelo lago e comer as carnes mais gostosas do mundo (bife de chorizo).
San Martin de los Andes fica às margens do Lago Lácar e é conhecida por ser a porta de entrada para o Parque Nacional Lanín, onde fica um vulcão espetacular que pode ser subido com ajuda de um guia.
Além disso, é aqui que começa a Rota dos 7 Lagos, uma jornada pela rodovia 40 que une San Martin de los Andes à cidade de Villa La Angostura, com paisagens de tirar o fôlego.
Caminhar pelo centro da cidade dá a sensação de estarmos em um vila alpina, rústica e romântica ao mesmo tempo.
Há uma boa variedade de hotéis em San Martin de los Andes, com diferentes faixas de preço e conforto. Por oferecer turismo de natureza, San Martin concentra a maioria dos hoteis no sul da cidade, região próxima ao Lago Lácar e ao Parque Nacional Lanín, o que torna fácil a locomoção para passeios curtos e até o centro.
O hotel escolhido por Paula foi o La Bora, um aconchegante chalé com cozinha americana, com mobilidade para fazer quase tudo a pé. A cidade é pequena e linda e fica a 20 min da montanha.
Principais atrações
Esse vilarejo incrustado entre montanhas e o lago é cheio de atrações durante todo o ano, sendo que as atividades de verão são diferentes das de inverno. Confira a seguir a lista do que fazer em San Martin de Los Andes:
1. Cerro Chapelco
O Cerro Chapelco é a principal estação de esqui de San Martin de los Andes e oferece pistas em diferentes níveis de dificuldade, tornando-o ideal para quem viaja com crianças ou está começando a esquiar. Há também pistas em níveis intermediário e avançado.
Para chegar ao topo, há um teleférico com capacidade para seis pessoas, que pode acabar sendo meio lento quando cheio.
2. Lago Lácar
O Lago Lácar é de origem glacial, mas apesar da água ser fria, você pode desfrutar de algumas de suas praias de pedras finas.
3. Parque Nacional Lanín
O Parque Nacional Lanín é uma área protegida de 413 mil hectares localizada no sudoeste da província de Neuquén, sendo o terceiro maior parque nacional da Argentina.
Cheio de lagos glaciais (são mais de 20), montanhas e rios, o parque oferece paisagens maravilhosas, com exemplos de três diferentes ecorregiões: a estepe dos Andes, a estepe Patagônica e a floresta Andino-Patagônica.
4. Centro de San Martin de Los Andes
Entre tudo o que fazer em San Martin de Los Andes, certamente você deverá separar um tempo para curtir seu centrinho.
Do lago, a cidade cresce ao longo de três das avenidas importantes: General Villegas, San Martin e General Roca. Parece que todo o comércio se reúne por lá.
Por lá também tem praças, como a Plaza San Martin (com o monumento de Don José de San Martin no centro); e igrejas, como a Paróquia San José (sendo esse o padroeiro da cidade e dos carpinteiros e madeireiros).