Colômbia

As ruas de pedra e o precioso conjunto arquitetônico da cidade foram inspiração para diversos romances do escritor Gabriel García Márquez e para a escolha da viagem da Participante do Plano TelemarPrev, Adriana Kunrath: Cartagena, na Colômbia e outras ilhas paradisíacas.

Cartagena

Chamada de "Veneza Colombiana" Cartagena mistura charme colonial e modernidade. Em uma alquimia que atrai turistas do mundo inteiro.

 

Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1985, cercada por 11 quilômetros de muralha, a cidade apresenta os mais emblemáticos cartões-postais, como a Torre do Relógio, o claustro da Catedral de San Pedro Claver, e o suntuoso Palácio da Inquisição.

 

As ruas de pedra e o precioso conjunto arquitetônico da cidade, formado por casarões coloniais e igrejas serviram de inspiração para diversos romances do escritor Gabriel García Márquez (1927-2014) e Prêmio Nobel, em 1982, pelo conjunto de sua obra.

 

“Bastou esse breve passeio para eu entender por que todo o centro histórico de Cartagena foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade”, descreveu Adriana, com encantamento.

 

Mas engana-se quem pensa que o clima de nostalgia impera em meio às construções dos séculos 16 e 17 com sacadas de madeiras e pátios floridos.

 

A cidade oferece bares badalados, apresentações de música em praça pública e muita animação noite a fora.

 

Além de pousadas e resorts para todos os gostos e bolsos, Cartagena conta com alguns hotéis especiais, que aproveitaram instalações históricas para proporcionar experiências únicas aos seus hóspedes. É o caso do Sofitel Legend; do El Márquez Hotel Boutique; e do Charleston Santa Teresa, no coração do centro histórico.

 

Quase em frente à entrada da Cidade Amuralhada, em Cartagena, existe um porto de onde partem dezenas de barcos para as praias ilhas.

 

Arquipélogo do Rosário

Existem duas maneiras de ir para as ilhas: barco ou lancha. Preferimos ir de lancha para aproveitar mais o dia.

 

Os barcos levam cerca de uma hora e meia para chegar ao arquipélago, enquanto as lanchas gastam metade desse tempo.

 

Durante o dia dá para desfrutar as 27 ilhas do arquipélago do Rosário, a uma hora do Porto de Cartagena,  são belíssimas: Isla Baru, Isla del Sol e  Isla Del Encanto.


Ilha do Pirata  - Arquipélago do Rosário

 

San Andres

San Andrés é uma autêntica ilha caribenha e, hoje, é um dos destinos do Caribe mais acessíveis para se visitar. Os valores justos, os ritmos animados e o mar estonteante são suficientes para conquistar desde a categoria mirim até a sênior.


 
San Andrés é famoso pelo seu mar de sete cores e seus peixes raríssimos. Variações de verde e azul brindam os visitantes antes mesmo de chegarem em terra firme.

 

Ilha da Providência

Declarada pela Unesco como Reserva Natural da Biosfera, Providencia é menos explorada pelos turistas, o que dá a prazerosa sensação de estar em uma ilha quase deserta.

 

Providência é um refúgio para todos que buscam tranquilidade e contato com a natureza. Lá o luxo dá lugar à simplicidade, o conforto cede espaço para a rusticidade e o agito se rende à paz.

Para chegar a Ilha da Providência é preciso primeiro desembarcar em San Andrés, ilha vizinha, a 95km de distância, e só então partir para  Providência, há duas maneiras: avião e catamarã, ambos saindo de San Andrés.

 

O voo, que dura cerca de 20 minutos, é feito em um avião pequeno, com capacidade para cerca de 17 passageiros; a viagem pelo mar é feita num catamarã com capacidade para 69 pessoas e dura mais ou menos 3 horas.

 

Na foto abaixo, a Ponte dos Namorados, que separa Isla Providencia e Isla Santa Catalina.

adriana2.jpg

Dicas de Lazer de Adriana Kunrath - Participante do Plano TelemarPrev