Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2050 serão 400 milhões de idosos no mundo e de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos no Brasil irá triplicar, totalizando quase 50 milhões de pessoas. Este crescimento acima da média global é cenário preocupante para a economia, que poderá ter a pirâmide populacional invertida, com a diminuição no número de pessoas ativas.
Esse aumento na expectativa de vida também faz com que a população se preocupe cada vez mais em garantir sua qualidade de vida no futuro e os planos de previdência complementar têm se mostrado a melhor opção para garantir desde já a tranquilidade da família. Fato que pode ser comprovado pelo expressivo aumento do contingente de novos Participantes da Fundação Atlântico em 2013, que com as 1.143 novas adesões concluiu o ano com 29.268 Participantes, Assistidos e Pensionistas.
"A renda é um fator fundamental para a qualidade de vida na idade madura".
Dora Figueiredo – Diretora de Seguridade
Benefícios Concedidos
Em 2013, a Fundação Atlântico concedeu 643 Benefícios de Aposentadoria, Pensão e Auxílio-Doença, totalizando R$ 430 milhões na folha de pagamento, um aumento de 7,5 % em relação a 2012.
Concessão de Benefícios de Aposentadoria, Pensão e Auxílio-Doença por Plano
Posição janeiro a dezembro de 2013
Participantes por Plano*
Posição dezembro de 2013
* Inclui Ativos, Assistidos e Pensionistas
Empréstimos
No ano passado, a Fundação Atlântico concedeu 5.283 empréstimos, o que totalizou R$ 57,4 milhões. O grande destaque do ano foi no mês de agosto, quando o valor de empréstimos chegou a atingir quase R$ 6 milhões. O Plano com o maior número de contratos foi o TelemarPrev com 3.061 concessões, seguido pelo BrTPREV com 1.319 contratos.
Concessões de Empréstimos
TelemarPrev | 3.061 |
BrTPREV | 1.319 |
TCSPREV | 587 |
PBS-Telemar | 316 |
Relacionamento e Comunicação
No ano de 2013, realizamos 89.103 atendimentos aos Participantes, Assistidos e Pensionistas dos quatro Planos de Benefícios em nossos canais de comunicação. A Central de Relacionamento foi o canal mais acessado com 72.148 atendimentos, já o Fale Conosco teve um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior, com 11.194 atendimentos. Os canais Correspondência e Atendimento Pessoal, juntos, foram responsáveis por 5.761 atendimentos. Confira os dados no quadro abaixo:
Atendimentos por canal
Central de Relacionamento | 72.148 |
E-mail (Fale conosco) | 11.194 |
Correspondências | 5.149 |
Atendimento Pessoal | 612 |
Atendimentos/mês em 2013
Programa Renda+ 2014 é aprovado pela PREVIC
Ao obter pelo quarto ano consecutivo a aprovação do seu Programa RENDA+ de Educação Financeira e Previdenciária, a Fundação Atlântico ficou dispensada de enviar aos seus Participantes e Assistidos, por meio impresso, o Relatório Anual de Atividades de 2013 dos quatro Planos de Benefícios.
Isso representará uma economia significativa em custos com papel, impressão e postagem. Os Relatórios estão disponíveis no Portal, através do link Relatório Anual.