Como gestores de fundos de pensão, costumamos acompanhar a trajetória profissional e familiar de nossos Participantes até que se tornem nossos Assistidos e, com frequência, temos a sensação de que o tempo está passando cada vez mais rápido.
A nossa vida corrida, atarefada e cada vez mais conectada corre a passos largos e quando nos damos conta chegamos à idade madura. Somente neste momento, quando iremos colher os frutos do que plantamos, nos daremos conta se realmente nos preparamos adequadamente para essa nova fase da vida, principalmente se considerarmos o aumento contínuo da longevidade.
Atualmente, a expectativa de vida de um homem recém-nascido é de 91 anos e da mulher de 94. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2050 serão 400 milhões de idosos no mundo. Estes dados já estão causando impacto direto nos planos de benefícios, que precisarão estar atualizados na aplicação de tábuas cada vez mais aderentes a este contexto, necessitando muitas vezes de mais capitalização de recursos e rentabilidade para fazer frente às suas obrigações e cumprir os seus compromissos futuros por um tempo ainda maior.
É nosso papel, enquanto fundos de pensão, alertar a nossa população sobre essa realidade para que não seja surpreendida na idade madura com a falta de planejamento e o custo alto para compensar o tempo perdido. Para os que se planejarem mais cedo e aderirem a um plano de previdência, podemos projetar cenários prováveis distantes e ajudá-los a se programar para a longa expectativa de vida que os aguarda. Quanto mais cedo começarem, melhor. O futuro chega rápido.
mais cedo começarem, melhor. O futuro chega rápido.
Com esse intuito, dentre as iniciativas do nosso Programa Renda+, realizamos palestras e apresentações no ano passado para os novos e antigos colaboradores das Patrocinadoras, levando informações e conhecimento sobre a previdência complementar. Essa iniciativa gerou resultados: em 2013, registramos o maior número de adesões ao TelemarPrev desde o início da operação da Fundação Atlântico. Recebemos 1.143 novos Participantes e terminamos o ano com 29.268 Participantes, Assistidos e Pensionistas.
O Relatório Anual de 2013, já está publicado no Portal da nossa Fundação, e nesta edição apresentamos alguns resultados do ano passado: efetuamos 89.103 atendimentos, concedemos 643 novos benefícios e 5.283 empréstimos. Nossa folha de pagamentos totalizou R$ 430 milhões em 2013.
A nossa Fundação cresceu ainda mais e continua se solidificando a cada ano, com novas iniciativas como a unificação dos nossos sistemas operacionais para uma maior produtividade e redução de despesas administrativas desde janeiro de 2014.
Nossas realizações são reflexo do engajamento e motivação dos nossos colaboradores e fundamental apoio de nossos Conselheiros e Patrocinadores, a quem agradecemos pela dedicação e na confirmação dos nossos valores.
Boa Leitura!
Fernando Pimentel
Diretor-Presidente