Editorial

Nos últimos dois meses, o país vem mostrando melhorias no cenário econômico, com crescimento generalizado, assim como também boas expectativas para 2022/2023. Segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a previsão atual em relação ao crescimento do PIB em 2022 subiu para 2,39%, a da inflação caiu de 6,6% para 6,4%, e já podemos vislumbrar uma estabilização da taxa Selic, com encerramento do ciclo de alta talvez para meados do próximo ano

Ainda assim, apesar das boas previsões e do otimismo causado pela deflação registrada em agosto, pelo segundo mês seguido, é preciso cautela. A avaliação dos analistas é que o recuo dos preços ainda está sendo ditado por fatores pontuais, o que não traz muito conforto, já que ainda não mostra tendência clara de desaceleração. O processo deverá ocorrer a passos lentos, pois estamos atravessando a chamada “inflação inercial”, quando a trajetória de preços é impactada por variações anteriores. Portanto, o governo permanece empenhado no combate à inflação e novo aumento da taxa de juros em 2022 ainda não está descartado.

Este cenário de melhoria, juntamente com a manutenção da taxa de juros elevada e a alta da bolsa de valores, também contribuiu para o desempenho dos Planos pelo segundo mês consecutivo. Todos os Planos administrados pela Atlântico estão equilibrados e vêm apresentando resultados satisfatórios, com rentabilidade acima da média do setor com larga margem, de acordo com a Aditus, consultoria financeira que atua junto ao nosso segmento.

Cabe sempre reforçar que os fundos de pensão são mundialmente reconhecidos como uma das principais fontes permanentes de poupança estável de longo prazo e possuem características e objetivos distintos dos investimentos pessoais. Não devem, portanto, ser confundidos e nem tratados como aplicações destinadas ao curto ou médio prazos, pois nossa gestão precisa ser sempre prudente e conservadora, e acompanhar inclusive a evolução do quadro populacional. Dessa forma, a análise do desempenho dos Planos deve contemplar sempre o histórico de rentabilidade de um período maior, em especial àqueles que têm a opção pelos perfis de investimento. Os resultados acumulados dos Planos podem ser acompanhados mensalmente no Boletim Atlântico Hoje, disponível no portal.

Como destaques de nossos resultados parciais, até o mês de agosto concedemos 344 benefícios, 3.395 empréstimos no valor de R$ 15 milhões, efetuamos 50 mil atendimentos a Participantes, recepcionamos 110 novas adesões aos Planos TelemarPrev e Família Atlântico, e nossa folha de pagamento de benefícios em 2022 está acumulada em R$ 465,7 milhões.

A previdência complementar ainda é muito pouco disseminada no Brasil – apenas 3% dos aposentados têm essa modalidade como parte do sustento, num país cuja longevidade cresce a cada ano. Estudos recentes da AMBIMA entre os não aposentados, apontaram que 20% ainda acreditam que seu sustento na aposentadoria virá do próprio trabalho, mostrando que muitos não pensam em sair da ativa nunca, pois não se sustentarão somente com a renda da previdência social. Nesta edição, destacamos a oportunidade que a Atlântico dá a todos os Participantes e Assistidos de estenderem a proteção da Fundação aos seus familiares com o Plano Família Atlântico e, assim, construírem um futuro mais estável.

Boa leitura!
Fernando Pimentel
Diretor-Presidente
Canais de Comunicação
Central de Relacionamento:
0800 286 7005 (PBS-Telemar e TelemarPrev,
PBS-TNC e CELPREV Amazônia)
0800 644 2001 (TCSPREV)
Horário de Atendimento:
De 2ª a 6ª feira: das 7h às 19h
Outros contatos de comunicação
E-mail: faleconosco@fundacaoatlantico.com.br
Fax: (21) 3873-9277
Site: www.fundacaoatlantico.com.br
EXPEDIENTE:

Diretor-Presidente: Fernando Pimentel
Diretor de educacao-financeiras: Marcio Faria
Diretor de Seguridade: Evandro Couceiro
Gerente de Relacionamento e Comunicação: Marta Linhares
E-Mail: comunicacao@fundacaoatlantico.com.br
Projeto Editorial e Gráfico: In Press Porter Novelli (21) 3723-8080 www.inpresspni.com.br
ENTRE EM CONTATO 0800 286 7005

Todos os direitos são reservados ao Jornal Atlântico e sua Instituição